Pode Dar Banho Em Gato? Ou Melhor… É Mesmo Necessário?

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Sabemos que os felinos têm uma fama de não gostar de banho, e por isso, muitos donos acham válido dispensar a higienização do gato com o uso da água. Mas afinal, pode dar banho em gato ou isto é prejudicial para a saúde do bichano?

Calma! Existem muitos mitos em relação a higiene do gato, portanto vamos esclarecer passo a passo o que é mentira e o que é verdade em relação aos banhos do seu felino.

Pode Dar Banho Em Gato

Pode Dar Banho Em Gato

Além de muita gente se perguntar se pode dar banho em gato, há muita dúvida também quanto aos filhotes. Os gatinhos mais novos são sensíveis e por isso, os donos acabam sendo relutante quanto à sua limpeza. Afinal, pode dar banho em gato filhote?

Vamos entender todas as dúvidas sobre este assunto e descobrir se  pode dar banho em gato e como fazê-lo:


Pode Dar Banho Em Gato?

Sabemos que os gatos são animais de natureza limpa. No geral, os próprios felinos se limpam com suas línguas, que possuem filamentos auxiliando na higiene. Por isso, muitos donos se perguntam se  pode dar banho em gato ou se o banho de língua é suficiente.

Bem, algumas vezes o seu animal pode acabar se sujando com substâncias que não serão removidas com o banho de língua. Sem contar que há os perigos que não enxergamos, como germes e vírus. Considerando essas informações, podemos dizer que  você  pode dar banho em gato, pois a higienização é necessária.

O mito de que os gatos odeiam tomar banho dá-se ao fato da tentativa de higiene quando o animal está estressado e pela temperatura da água.

Afinal, ninguém gosta de um banho de água fria surpresa! Portanto, o ideal é que a água esteja morna e você use os produtos direcionados para o seu bichinho. Você pode dar banho em gatomas deve fazer da maneira correta.

Como dar banho em gato arisco

Como dar banho em gato arisco

Mas pode dar banho em gato com sabonete?

Bem, as substâncias contidas no sabonete humano não são recomendadas para os pets, por isso, o uso contínuo destes produtos é condenado pelos veterinários.

Se não houver outra opção, você pode utilizar um sabão de coco como solução, mas não faça disto um hábito. Nos petshops e na internet você pode encontrar uma grande variedade de produtos para os felinos.

E quanto ao shampoo, pode dar banho em gato com shampoo de gente?

O mesmo serve para este tipo de produto. Ele não é adequado para os felinos e por ter uma consistência diferente do sabonete, ele pode escorrer para os olhos, nariz e boca do seu gatinho.


Os filhotes precisam tomar banho?

Os filhotes são mais delicados e por isso, muita gente se pergunta se pode dar banho em gato filhote. O banho é muito importante para higienização do seu gato, principalmente se ele for de pelo cumprido e de cor clara, mas você deve ficar atento ao tempo de vida do seu felino.

A partir de quantos meses pode dar banho em gato?

O recomendado é que você habitue o seu gatinho desde novinho a tomar banho, assim será mais fácil o momento de higienização e ele pode até aproveitar um banho quente.

O indicado é que você passe a dar banho no seu filhote a partir dos 6 meses de vida, pois é o período em que os sistema imunológico está mais estruturado e a maioria das vacinas já foi dada.

Quantos meses pode dar banho em gato

Quantos meses pode dar banho em gato

Pode dar banho em gato filhote de 1 mês?

Isto não é aconselhável, mas se o seu bichinho se envolveu em uma situação de sujeita muito grande, você pode passar um pano umedecido de água quente nele ou optar pelo banho a seco.

Muita gente se pergunta com quantos meses pode dar banho em gato, e o ideal é que seja a partir dos seis meses mesmo (no tempo humano, não na idade dos gatos), antes disso opte por produtos de lavagem a seco. 

Depois dos seis meses, você pode começar a dar banho no seu filhote. Lembre-se de utilizar produtos destinados aos felinos e esquentar a água do banho.

Gatos não têm nada contra água, o que eles não gostam é de serem jogados na água fria! Encha um recipiente com água morna e coloque o bichinho devagar dentro dele, começando pelas patinhas.


Quais cuidados devo ter na hora de dar banho em um gato?

O mais recomendado é que você dê banhos trimestrais no seu gatinho, já que eles mesmo têm o costume de se limpar. Se você achar necessário, pode alternar entre os banhos a seco e os banhos com água semanalmente.

Quando o gato não é acostumado ao banho, pode ser que ele não fique confortável nessa situação e até ficar estressado.

Então, como dar banho em gato arisco?

Se o seu pet não gosta de banho ou tem um temperamento forte, você deve contornar a situação para que o banho se torne uma experiência agradável para ele.

  • Faça carinho e o mime para que ele fique calmo e no ambiente que ele for tomar banho, deixe-o confortável e ofereça petisco e guloseimas que ele goste. Não aja de forma agressiva ou seu pet pode acabar arranhando você.

Se preferir, use luvas de borracha para a primeira tentativa!

Como dar banho em gato

Como dar banho em gato

Para os banhos em geral, vale lembrar que pode dar banho em gato com produtos adequados para ele. E mesmo utilizando produtos específicos para o mundo felino, você deve garantir que não ficará nenhum resíduo dos mesmos após o banho. Por isso, enxague bem e não esqueça de lavar entre as patinhas

Outra dica importante é lavar separadamente as orelhas com um algodão para não acabar deixando entrar água e produtos nas orelhas do seu gatinho.


E quanto aos gatos de rua? Como dar banho em gato de rua?

Para quem quer ajudar ou adotou um gatinho sem lar e quer saber como dar banho em gato de rua, vale conferir as informações a seguir para não acabar prejudicando o animal e até você mesmo!

Dar banho pela primeira vez em um gato adulto, principalmente sem conhecer o temperamento do gato, é uma atividade arriscada. A dica é que você use luvas ou uma camisa com mangas longas, caso o gatinho venha a usar as garras.

Gato de rua

Gato de rua

É importante que o bichinho sinta-se confortável. Ofereça petiscos e encontre um ambiente agradável para o banho. Se você não dispor de produtos de higiene para gatos, use o sabão em barra mas não faça disto um hábito.

Seque bem o gatinho para que ele não sinta frio após o banho e se possível, coloque-o em um ambiente aquecido para que sua temperatura corporal se normalize.

Summary
Review Date
Author Rating
51star1star1star1star1star
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *