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Como ser Corretor de Plano de Saúde Animal?

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A primeira coisa que você precisa saber para aprender como ser um corretor de plano de saúde animal é que o comportamento dos donos de animais estão mudando.

Segundo o Estudo da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET) os comportamento dos donos de cães e gatos vem provocando um grande aumento dos números em negócios, produtos e serviços nesse segmento, já que agora os animais são vistos “como um filho” ou “meu bebê”, uma evolução em comparação a 2014, quando a expressão “membro da família” prevalecia.

“Como sobem no sofá, dormem no quarto e dividem o ambiente com as crianças, eles passaram a ser mais bem cuidados por seus donos. A atitude, que antes era curativa, se tornou preventiva”, diz Gustavo Moraes, diretor de negócios da unidade pet da MSD Saúde Animal, que no ano passado faturou 576 milhões de reais no Brasil.

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Essa informação é valiosíssima para quem quer aprender como ser corretor de plano de saúde animal.

Confira o que os números do mercado dizem:

Fonte: Dados levantados pelo Estudo da ABINPET.

 

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Os donos de animais já sabem que manter um animal de estimação envolve uma serie de custos, inclusive existem tratamentos muitos pesados para o bolso.

E é para essa “dor” do inesperado que o mercado de planos de saúde animal vem crescendo absurdamente.

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Apesar de o plano de saúde ser para o animal, sua criação foi feita para dar mais segurança a seu dono, para que ele:

  • Economize: dependendo do tipo de tratamento do bichinho pode resultar em um investimento de milhares e milhares de reais.
  • Segurança: saber que o animalzinho tem plano de saúde deixa a família mais segura caso aconteça alguma coisa com eles, devido a ter uma prevenção.

Esses dois pontos são elementos chaves que deve explorar para vender os planos de saúde animal.

Confira nas próximas linhas como pode ser feito o processo de prospecção e venda.

Estratégias de Vendas: Ativo e Passivo

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Independente que seja plano de saúde para cachorro/gato ou qualquer outro produto, venda é venda.

Se tratando disso, existem duas maneias que uma empresa decidi trabalhar, sendo as formas Ativa e Passiva.

A forma ativa é quando a empresa se propõe ir ate os clientes. Criar estratégias para ter uma lista de prospectos (possíveis interessados) e ir até elas fazer uma apresentação, mostrando os benefícios do produto, vantagens, garantias, uma apresentação completa.

Assim, se o cliente gostar da proposta, com certeza vai fechar o negocio.

A forma passiva é quando á empresa decidi esperar o cliente vir até ela. No plano de saúde pet seria o cliente perceber que precisa de um plano de saúde animal e decidi ir em busca de uma empresa para saber mais sobre como funciona.

E se houver concorrência a uma grande possibilidade do cliente ir em todas para saber qual tem melhor custo benefícios.

Uma informação importante para os corretores de plano de saúde animal é que a forma ativas de venda geralmente representa mais de 80% das vendas das empresas. Isso significa que se uma empresa/consultor opta ficar apenas com a forma passiva estará perdendo mais de 80% do potencial de vendas que poderiam ter.

Estratégias para Vender Ativamente

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Uma estratégia de venda ativa tem que ter 3 pontos importantes para obter sucesso, são eles: 

#Ponto 1 – Criar uma Lista de Prospectos

Para conseguir uma lista infinita de prospecto é muito simples, mas parte do precipício que você já tenha pelo menos 1 cliente. Para conseguir uma lista de prospecto basta pedir 10 indicações para as pessoas que já aceitaram a proposta e viraram seus clientes.

Mass, obviamente, a empresa terá que dar algo em troca dessas indicações.

Nesse ponto pode dar um desconto “x” em uma mensalidade, concorrer algum produto referente ao mercado pet, enfim, é livre. Mas deve ser algo que todos os clientes desejem ter para que todos deem essas 10 indicações, ou mais.

E a pergunta a fazer a eles é muito simples “Você conhece mais 10 pessoas que também amam seus bichinhos de estimação?”. Se for oferecido algo de valor em troca das indicações, possivelmente seus clientes terão muito mais que uma lista de 10 prospectos para te passar.

Se você for um corretor de plano de saúde animal da Petbônus, através da nossa indicação, terá prospectos quentes que vem através das nossas estratégias de Marketing Digital.

#Ponto 2 – Converter Prospectos em Visitas

Não para por aqui corretor de plano de saúde pet, ainda temos que marca uma visita com esses prospectos. Sim, você terá que fechar um momento especifico para que o cliente esteja preparado em receber a oferta do plano pet de saúde.

Nessa etapa deverá ligar para cada um deles e fechar um horário para apresentação.

Na ligação deve dizer aonde conseguiu o numero (o nome do cliente que indicou), e dizer que tem uma ótima oferta para lhe fazer, uma que cabe no seu bolso e que garante uma segurança para seu animal de estimação. 

O ideal é que escreva um roteiro padrão para ir testando nas ligações. O roteiro que converter mais ligações em visitas será o ideal para perpetuar na venda dos planos de saúde para animais. 

#Ponto 3 – Converter Visitas em Vendas

É nessa etapa que a magica acontece e as vendas começam a aparecer. O corretor de plano de saúde pet deve usar sua expertise para converter o máximo de visitas em vendas.

Minha sugestão é que gaste um bom tempo analisando os benefícios do seu roteiro de vendas, explorando os benefícios, as dores dos clientes, ao valores disponíveis para os planos, as possíveis duvidas que o prospectos poderão ter, etc.

Quanto melhor fazer seu papel melhor fará a apresentação do plano de saúde.

Ao longo das visitas terá a chance de aprender quais são as principais dúvidas, quais benefícios são mais atraentes, qual valor de plano fecha mais vendas, etc. Todas essas informações vão contribuir para que crie uma estratégia de venda cada vez melhor.

Escalando as Vendas Ativas

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Uma vez que você tem uma estratégia de vendas ativa que está gerando vendas tem a possibilidade de escalar.

Veja que cada estagio tem um numero de conversão, por exemplo:

  1. A cada 10 ligações 4 pessoas marcam a visita.
  2. A cada 8 visitas sai uma venda.

Você corretor deve achar os seus números e trabalhar encima deles. Depois é só questão de trabalhar mais para aumentar os números de vendas.

E ai? Pronto para ser um Corretor de Saúde Animal?

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