Cio de Gato! Como saber, Sintomas e O que fazer [Saiba Tudo]

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Se você acabou de ganhar um gatinho ou já tem um há algum tempo, saiba que ele vai passar pelo período do cio. O cio de gato faz com que os felinos mudem de comportamento.

Um bom exemplo dessa situação é o gato miando muito, esse é um dos sinais mais perceptíveis de cio de gato.

Cio de Gato

Cio de Gato

Esta fase é natural para todos os animais, mas você não precisa passar por situações desconfortáveis, nem o seu bichinho. Há medidas que você pode tomar para suavizar este período tão agitado.


Gato no cio: o que fazer?

A primeira coisa que você deve saber em relação a este assunto é que o cio de gato não é igual ao cio do cachorro, por exemplo. Portanto, a maneira de lidar com cada um deles é diferente.

Quer ficar por dentro do assunto e saber como você deve agir para que você e seu gato passem pelo período de cio sem maiores estresses? Leia o texto a seguir:

Cio de Gato

Para os felinos que não passaram pelo processo de castração, o cio de gato é um período inevitável.

O instinto do animal neste período é muito forte. Diferente da cadela que entra no cio e prefere ficar mais afastada dos outros, o gato no cio irá procurar a interação.

O primeiro cio de gato pode ocorrer em idades diferentes para cada tipo de reça. O gato angorá por exemplo, tende a entrar no período fértil com cerca de dez meses, enquanto outros, com apenas oito.

quanto tempo dura cio do gato

Quanto tempo dura cio do gato

O ciclo de reprodução das gatas em si é diferente para cada raça. As gatas domésticas, como as criadas em apartamento ou casa, podem estar aptas a reproduzir em qualquer época do ano, enquanto as outras vem a ter um período mais específico.

O gato no cio sendo macho, de qualquer raça, pode reproduzir durante qualquer época do ano e não segue nenhum ciclo fixo.

E quanto tempo dura cio do gato?

Geralmente este período tende a durar cerca de dez dias e se repetir a cada dois meses. Mas como cada pet tem um sistema diferente e o cio de gato sofre influência da raça, este tempo pode variar de animal para animal.


Como saber se meu gato está no cio?

Identificar o cio de gato não é muito difícil, já que o comportamento dos felinos muda drasticamente neste período. Basta o dono observar o bichinho por um tempo e logo notará as manifestações da fase do gato no cio.

Você irá notar que a fêmea começará a andar com a parte traseira mais empinada e o rabo para cima, como ocorre no acasalamento em si.

Esta época é demarcação de território, então mesmo se você tive um pet muito bem treinado, é normal começar a sentir odor forte em outros lugares da casa. Este comportamento é esperado.

O gato no cio pode começar a urinar em móveis e ao redor da residência.

O cio de gato também deixa os felinos muito carentes, portanto, prepare-se para ter o bichano miando alto e em busca de atenção. Você poderá ver o bichano se esfregando nos pés do móveis, nas paredes da casa e até rolando no chão.

Se identificar esses comportamentos, esteja pronto para agir da melhor forma com o seu pet e se não estiver planejando uma ninhada de filhotinhos, mantenha o gato no cio dentro de casa.


O que fazer quando o gata está no cio?

Em primeiro lugar, se você não tem certeza se o seu pet consegue voltar para casa sozinho ou quer evitar uma ninhada indesejada, garante que o gato no cio permaneça dentro de casa.

Como já mencionamos, o instinto do animal neste período é muito forte, então para evitar que ele fique estressado passei com ele coleira para que o mesmo não acabe fugindo e também não fique confinado em casa.

O que fazer quando o gata está no cio

O que fazer quando o gata está no cio

Nesta fase, o maior desafio do dono é conseguir acalmar o gato no cio. Uma boa dica é tentar fazer uma massagem de pressão leve e sempre acariciar o bichano.

Um outro problema que você enfrentará será a grande demarcação de território dentro de casa. Para evitar isso, mantenha a caixa de areia do seu pet sempre limpa, assim ele vai querer demarcar essa região.

E quanto ao gato miando muito alto, o que fazer?

Você não deve recompensar o seu animal com petisco ou atenção, ou o comportamento vai prosseguir. Se o miado estiver muito alto, faça um barulho alto com objetos de metais para distrair a atenção do bichano.


A castração do gato é uma boa opção?

O gato no cio quando não consuma o acasalamento tende a ficar muito estressado e isso pode ser prejudicial para a saúde do animal. Então, se você não quer passar por esse transtorno periodicamente a castração pode ser a melhor opção.

A castração evitará a agitação do cio de gato e fará com que seu animal fique mais calmo. A melhor forma é fazer a castração enquanto o gato tiver entre 4 e 5 meses.

Existe outra forma além da castração de gato?

Sim, muitos donos preferem optar por medicamentos e ou uma vacina para evitar o cio de gato e não fazer o pet passar por cirurgia. Mas esta opção não é a mais recomendável, já que os ciclos ocorrem em um curto período de tempo.

Se tiver maiores dúvidas, procure o seu veterinário e nunca medique o seu bichinho de estimação por conta própria!

O ideal mesmo é fazer um plano de saúde para gato e manter as consultas e vacinas sempre atualizadas.

Summary
Review Date
Author Rating
51star1star1star1star1star
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *