Catarata em Cachorro Tem Cura?

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Apareceu uma mancha branca no olho do seu cachorro? Cachorro com olho branco pode ser sinal de catarata canina. 

A catarata em cachorro tem cura, entretanto a recuperação do seu animal dependerá de vários fatores e, essencialmente, dos seus cuidados para reverter a doença.

Catarata em Cachorro Tem Cura?

Catarata em Cachorro Tem Cura?

O que a catarata canina? Catarata em cachorro tem cura?

A lesão ocular, que atinge seres humanos e animais, provoca uma opacidade na região do cristalino ocular, que pode levar à cegueira total.

No primeiro momento essa opacidade deixa a visão embaçada, até que a camada branca (ou azulada) se torne mais espessa, trazendo consequências que vão desde hipersensibilidade a luz e dificuldade para ver em ambientes escuros até a perda de 100% da visão.

O cachorro com catarata pode ter um ou os dois olhos comprometidos por essa doença. Portanto, quanto mais rápido for o tratamento, mais rápido o seu animal poderá voltar a enxergar.

Quais são as causas de catarata em cães? Catarata em cachorro tem cura?

O cachorro tem catarata por alguns motivos comuns, que são:

  • Genética (congênita)- o cão já nasce com a catarata congênita;
  • Envelhecimento (senil) – é comum que cães e gatos desenvolvem algum sinal de catarata após os 6 anos de idade;
  • Diabetes (doença do metabolismo) – Esse é um dos principais causadores de catarata em cachorro. E de cegueira que poderia ter sido evitada com o simples controle da taxa de glicemia.


Além disso, as causas de cachorro com catarata também pode ser:

  • Hereditária – se há casos na linhagem, é muito provável que o animal tenha catarata;
  • Nutricionais – cães obesos também ficam mais suscetíveis a este mal;
  • Traumáticos – Superexposição à radiação (UV e outra) e/ou outras lesões nos olhos.
  • Pós-inflamatório – cirurgias anteriores podem ter deixado sequelas, que aparecerão mais tarde, contribuindo para o aparecimento da catarata.


A catarata em cachorro tem cura e com visitas regulares ao médico veterinário, você poderá descobrir se o seu cão tem diabetes, pressão alta e/ou outros fatores que são de risco para o surgimento da lesão ocular.


Uma curiosidade sobre catarata em cachorros

Como já citamos em outros artigos do Planos de Saúde Animal, há algumas raças que são mais predispostas a doenças do que outras. 

E no caso da catarata em cachorro não é diferente! Veterinários apontam que os donos de cães das raças citadas, precisam estar atentos ao surgimento dos sintomas.

Atenção a lista:


  • Poodle;
  • Schnauzer;
  • Cocker Spainel;
  • Yorkshire;
  • Shih Tzu;
  • Maltês;
  • Golder Retriver;
  • Labrador Retriver;
  • West Highland White Terrier.


Desenvolvimento da catarata. Catarata em cachorro tem cura?

Dependendo da causa o processo pode levar anos para apresentar sinais, ou poucas semanas até deixar o animal sem a visão. 

Quando o indivíduo sofre com os efeitos da catarata, o cristalino ou lente natural do olho passa por um processo de envelhecimento e não consegue manter a sua renovação.

Essa lente é formada por proteína e água, mas quando há catarata a anomalia resulta na alteração do número de proteínas, que passa a ser superior.

Desta forma, acabam acumulando e formando uma camada grossa, ocasionando a perda da transparência na visão.

Estágios da anomalia

A catarata tem classificação de risco por fases, que podem ser:

  • Incipiente – estágio de pouca opacidade e visão turva;
  • Imatura – perda de visão parcial, prejudicando todo cristalino ocular;
  • Madura –  Perda de visão total que pode ocasionar glaucoma;
  • Hipermadura – Perda de visão total, alteração no tamanho do cristalino e inflamações secundárias.

Sintomas e como identificar catarata em cachorros

Catarata em cachorros tem cura quando o tratamento for iniciado ainda nos primeiros sinais. Diferente de inflamações, a catarata em cachorros sintomas não costuma dar febre ou reações alérgicas. Pode ser que o cão lacrimeje e tenha os olhos mais avermelhados do que o normal.

Todavia, para identificar o surgimento da catarata é preciso observar a parte central do olho, para ver se há uma camada branca ou azulada, ao invés da transparência natural do olho.


Quando não tratado, o cão irá perdendo a visão até começar a não enxergar objetos e obstáculos à sua frente. Ou seja, irá esbarrar neles, ter medo de andar e até cair.

Diagnóstico de catarata canina.  Catarata em cachorro tem cura?

Mesmo com os sinais mais comuns, o diagnóstico deverá ser feito através de um exame oftalmológico. Mesmo processo indicado no tratamento da catarata em humanos.


Você precisa levar o seu melhor amigo em uma consulta veterinária. Lá o especialista fará uma investigação do problema e vai solicitar alguns exames complementares para entender as causas do problema.

Dependendo do estágio serão exigidos exames como os de ultrassonografia, hemogramas, pressão intra-ocular, perfil bioquímico, radiografia, eletrorretinograma e avaliação de grau da lesão.

Essa consulta é essencial, somente o veterinário saberá distinguir se é catarata ou esclerose nuclear, que apresenta sintomas muito parecidos. Porém, catarata em cachorro tem cura, já a esclerose nuclear não tem sequer tratamento.

Catarata em cachorro tem cura! Saiba como tratar

Até o momento, o tratamento para um cachorro com catarata é a cirurgia. Que é invasiva, não sendo um processo fácil para o animal. 

Trata-se de um processo delicado de substituição da lente natural do olho por outra, artificial.  Para realizar esse procedimento o cão não pode ter inflamações ou qualquer outra anomalia nos olhos (como glaucoma), a não ser a catarata.

Em casos em que a animal tenha outras doenças oculares o veterinário pode se recusar a realizar a cirurgia, por conta do grande risco de cegueira e possíveis complicações no pós-operatório.

Com a catarata cachorro idade do animal for avançada, o procedimento também não é recomendado.

Caso o animal possa realizar a operação e o procedimento cirúrgico é um sucesso, o cão pode retomar até 95% da visão.

Cuidados pós-cirúrgicos

A parte determinante do tratamento começa no pós-cirúrgico. Nessa fase podem ocorrer problemas inflamatórios e decorrentes de uma rejeição à nova lente. Caso ocorra, a visão do seu melhor amigo estará novamente em risco.

É importante impedir que o cão coce o local (o uso do colar elisabetano é essencial) e que os medicamentos e colírios receitados sejam aplicados/ingeridos rigorosamente, conforme recomendação veterinária.

Catarata cachorro cirurgia preço da cirurgia

É possível que você gaste com a cirurgia catarata cachorro, algo entre 3 a 5 mil reais. Neste valor podem estar incluídos ou não, os gastos com consultas, exames, internações e catarata cachorro preço dos remédios e colírios.

Há duas alternativas que podem baratear esse tratamento. A primeira é tentar atendimento em hospitais veterinários universitários e públicos.

A outra opção é fazer um dos Planos de Saúde animal, que te dão direito às consultas, exames, internações, vacinas e cobertura em diversas cirurgias. Clique aqui e veja alguns pacotes oferecidos pela nossa empresa.

Catarata em cachorro tem cura? E como prevenir?

Ainda são poucas as ações em que os tutores de cães podem realizar para evitar que a catarata em cães se desenvolva, mas aqui temos algumas dicas importantes:

  • Mantenha a regularidade nas consultas veterinárias, com check-ups completos;
  • Seu cão é diabético? Mantenha as suas taxas sempre controladas;
  • Seu catarata em cachorro o que fazer ? Faça a castração nele e impeça que essa anomalia passe para outras gerações;
  • Cuide da dieta do seu animal – alguns alimentos são vilões e a ingestão das vitaminas certas pode deixar o seu cão sempre saudável;
  •  Medicamentos só com prescrição veterinária – algumas substâncias provocam efeitos colaterais no animal, e o aumento da pressão arterial pode ser um deles;
  • Atenção ao calendário de vacinas.

Com esses cuidados, se o seu melhor amigo vier a apresentar catarata, provavelmente você descobrirá precocemente, dando a ele mais chances de cura.

Entretanto, sabemos que nem todos os cães poderão realizar a cirurgia ou apresentarão melhoras com os colírios utilizados. Assim, a cegueira será uma realidade na vida deles.

Neste momento, mais do que nunca, o seu melhor amigo vai precisar de todo amor e atenção. Pois, ficará um pouco mais dependente até se habituar à nova condição.

Evite: realizar mudanças nos móveis; deixá-lo em lugares barulhentos; e retirar obstáculos em que o seu cachorro sempre esbarra. Assim, ele usará a audição, o olfato e as lembranças do ambiente para se locomover melhor.

Bem, espero que nossas informações tenham sido úteis para você cuidar do seu melhor amigo! Conte conosco para esclarecer todas as suas dúvidas. E até o próximo post!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *